segunda-feira, 2 de maio de 2011

TEXTO:Como se fosse dinheiro

                  NOME DA ESCOLA
EDUCANDO:
EDUCADORA:
-------------------------------------------------------------------------------------------
                                         
Como se fosse dinheiro

         Todos os dias, Gustavo levava dinheiro para a escola para comprar seu lanche.
         Chegava no bar, comprava sua torrada e pagava o sr. Marcos.
Mas o sr. Marcos nunca tinha troco:
         - Olha Gustavo, pode levar uma bala pois eu não tenho troco.
         Um dia, Gustavo reclamou para sr. Marcos:
         - Seu Marcos, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
         - Ora menino, eu não tenho troco. O que eu posso fazer?
         - Realmente não sei, só sei que quero meu troco em dinheiro!
         - Mas bala é como se fosse dinheiro! Ora essa...
         Gustavo ainda insistiu umas duas ou três vezes.
         A resposta era sempre a mesma:
         - Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro, então leve um chiclete se não gosta de bala.
Aí Gustavo resolveu dar um jeito.
         No dia seguinte, apareceu com um embrulho, os colegas queriam saber o que era, Gustavo ria e respondia:
         - Na hora do recreio, vocês vão ver...
         E na hora do recreio todo mundo viu.
         Gustavo comprou seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. e tirou de dentro... uma galinha.
         Colocou a galinha em cima do balcão.
         - O que é isso menino? - perguntou o sr. Marcos.
         - É para pagar a torrada. Galinha é como se fosse dinheiro, e gostaria do meu troco.
         O sr. Marcos pensou por muito tempo, e resolveu dar as moedas de troco para Gustavo, e pegou a galinha para acabar com a confusão.
         Gustavo disse a seus colegas:

         - Todo o cidadão tem deveres, mas também possuí direitos.