quarta-feira, 8 de junho de 2011

JOGOS MATEMÁTICOS

CURSO: BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

Um ambiente em que haja vivência, manipulação, reflexão, ampliação e elaboração de conhecimentos matemáticos que contribuam para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas, organizar as informações e estratégias, instrumentalizando lhes para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

Sugestões de atividades
1) Brincadeira da pipoca
Objetivos:
Desenvolver a percepção espacial.
Estimular a atenção e a concentração.
Explorar ideias de mais e menos.
Realizar contagem oral.
Estimular o espirito de equipe.
Superar o egocentrismo.
Promover o registro da atividade.

Material:
Bolinha de papel rascunho.
Uma área aberta para delimitação das equipes.

Desenvolvimento:
No pátio devidamente marcado, separam-se as crianças em dois times com a mesma quantidade. Amassam-se varias folhas de papel em forma de bolas (pipocas). Ao apitar todos começam a jogar as pipocas no time adversário. Ao final do tempo estipulado contam-se as pipocas dos dois times. Aqueles que estiverem com menos pipocas marca ponto. Vence a equipe que fizer mais pontos ao termino da atividade.
Variação: Pode-se trabalhar com bolinhas (pipocas) coloridas, sendo cada cor com pontuação diferente.
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2) Jogo das tampinhas
Objetivos:
Estabelecer correspondência entre números e quantidade desenvolver habilidade de contagem oral. Trabalhar com resolução de situações problemas como: quem tem mais? Quem tem menos? Quantos faltam para ter x quantidades? Etc.
Realizar adições e subtrações utilizando-se da oralidade e da manipulação das tampinhas.
Propiciar o registro da atividade.

Embaralham-se as latinhas e pede-se a uma criança para escolher uma entre as três. Escolhidas as outras duas serão postas de lado. A latinha sorteada passará de criança em criança que deverão balançar e tentar adivinhar a quantidade que se encontra dentro da mesma. Para cada quantidade terá uma cor corresponde, ou seja a criança ao dizer quantos botões que há dentro da latinha deverá um retalho do papel que representa tal quantidade. Depois que todos fizerem isso, abre-se a latinha e confere-se a quantidade de botões. Em seguida, monta-se um gráfico com os(as) alunos(as),fazendo as intervenções pertinentes ao tratamento das informações obtidas.
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3) Batalha das tampas
Objetivos:
Trabalhar a contagem e a correspondência entre numero e quantidade.
Viabilizar o espirito de equipe.
Trabalhar os conceitos de mais , menos e igual.
Promover o registro da atividade.

Material:
Pentes e ovos com 30 espaços.
Varias tampinhas de refrigerante.
Dados de números.

Desenvolvimento:
O jogo é realizado por mesinhas ou equipes de 4 crianças. Para cada equipe 1 pente de ovo, um dado de quantidade e tampinhas. Coloque todas as tampinhas nos espaços dos pentes de ovos. Em seguida, joga-se o dado e de acordo com o numero sorteado retira-se a mesma quantidade de tampinhas do pente. Vence a equipe que terminar primeiro.
Variação: Ao invés de retirar tampinhas, pode-se colocar as mesmas nos espaços previamente desocupados.
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4) Rapa cores
Objetivos:
Trabalhar a contagem e a correspondência entre número, quantidade e cores.
Propiciar o espirito de equipe.
Trabalhar os conceitos de mais, menos e igual.
Promover o registro.

Material:
Pentes de ovos pintados com guache.
2 dados por equipe (1 de cor e 1 de quantidade).
Tampinhas coloridas.

Desenvolvimento:
Dividem-se as crianças em equipes. Cada grupo receberá um pente de ovo. O pente de ovo terá cada uma de suas fileiras pintada de uma cor. Colocam-se as tampinhas nos respectivos lugares no pente de ovos. Em seguida, joga-se os 2 dados ao mesmo tempo (o de cor e o de quantidade), o numero sorteado correspondera a quantidade de tampinhas retiradas do pente, caso á cor sorteada já tenha sido esgotada passa-se a vez. Vence a equipe que termina primeiro.
Variação: Ao invés, de retirar tampinhas, pode- se colocar as tampas no pente de ovo inicialmente vazio, ressaltando a quantidade e a cor.
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5) Só pode
Objetivos:
Trabalhar estimativas e proximidade.
Favorecer a contagem oral.
Propiciar a compreensão de adição e subtração.
Promover a resolução de pequenos problemas e o registro do jogo em tabela ou gráfico.

Material:
Tampinhas de garrafas ou outros tipos de objetos.
Uma sacolinha.

Desenvolvimento:
A criança individualmente enfia uma das mãos na sacolinha e tenta pegar a quantidade 6 de tampinhas em seguida, faz-se as seguintes perguntas:
Quantas tampinhas você pegou?
Você pegou mais ou menos que 6?
Quantas a mais?
Quantas a menos? Entre outras perguntas.
Variação: A base do jogo pode ser 10. Só pode 10.
Esse tipo de atividade pode ser registrado individualmente ou no coletivo. Pode ainda fazer tabelas e gráficos.
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6) Esconde-esconde de tampinhas
Objetivos:
Trabalhar o espirito de equipe.
Discriminação de cores.
Favorecer a contagem oral.
Promover o registro da atividade.

Material:
1 pente de ovos com cada fileira pintada de uma cor diferente varias tampinhas coloridas.

Desenvolvimento:
No pátio, escondem-se todas as tampinhas. Em equipes define-se quem irá encontrar as cores.
Exemplo: Um grupo encontrará a cor azul, outro deverá encontrar a cor amarela, etc.
Encontradas as tampinhas estas deverão ser coloca das no pente de ovo, na fileira de cor correspondente.
Vence a equipe que primeiro encontrar a todas as tampinhas.
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7)Bom de bola
Objetivos:
Trabalhar a contagem oral
Iniciar os conceitos de mais, menos igual, adição e subtração.
Fazer correspondência entre a cor e valor da pontuação
Promover o registro da atividade.

Material:
1 pente de ovos com 30 espaços e pintado de cores diferentes
3 bolinhas de papel em cor neutra
Folha individual para registro
1 tabela de pontuação EXEMPLO:

CORES PONTOS

AZUL 1
VERMELHA 2
AMARELA 3
VERDE 0
BRANCA 2


DESENVOLVIMENTO:
Cada criança na sua vez, jogará as três bolinhas juntas sobre o pente de ovos . Em seguida, soma-se os pontos de acordo com o lugar em que as bolinhas caíram. Vence quem obtiver a maior pontuação.
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8) Brincadeira do Caxixi
Objetivos:
Desenvolver atenção e a concentração
Explorar as possibilidades do corpo em movimento
Desenvolver a noção espacial
Trabalhar a contagem e adição através da obtenção de pontos
Favorecer a comparação entre as equipes
Trabalhar o espirito de equipe
Promover o registro

Material
Um chocalho (SERÁ O CAXIXI)
Uma quadra demarcada em dois times
Cartas de animais, letras, números, etc...

Desenvolvimento
A turma será dividida em dois times com a mesma quantidade de crianças. Distribui-se as cartas entre as crianças, as mesmas que um time receber o outro time também deverá receber. Todos se posicionarão e o caxixi será colocado no centro da quadra. A professora dirá o nome de uma das figuras, sendo que quem estiver com a carta deverá correr, pegar o caxixi e balançar. Marca ponto o time que fizer isto primeiro. No final soma-se os pontos e verifica o time vencedor.
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9) Jogo do cubra e descubra:
Objetivos:
Trabalhar contagem
Favorecer os conhecimentos de adição e subtração
Aprender a grafar a sequencia numérica
Trabalhar em equipe

Material:
2 dados de quantidades ou de números
1 cartela contendo os números de 2 a 12
Marcadores (feijão, milho)

Desenvolvimento
Cada participante recebera uma cartela. Em seguida decide-se quem irá começar o jogo. Joga-se os dados e somam as quantidades marcando na cartela o numero correspondente. Se caso, a soma dos dados der uma numero já marcado, este passa a vez para o outro participante. Ganha o jogo quem conseguir cobrir primeiro, toda a cartela.
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