domingo, 31 de julho de 2011

TESTE DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CONCURSO

1. Todos os marinheiros são republicanos. Assim sendo:
a) o conjunto dos marinheiros contém o conjunto dos republicanos.
b) o conjunto dos republicanos contém o conjunto dos marinheiros.
c) todos os republicanos são marinheiros.
d) algum marinheiro não é republicano.
e) nenhum marinheiro é republicano.

2. Assinale a alternativa que apresenta uma contradição.
a) Todo espião não é vegetariano e algum vegetariano é espião.
b) Todo espião é vegetariano e algum vegetariano não é espião.
c) Nenhum espião é vegetariano e algum espião não é vegetariano.
d) Algum espião é vegetariano e algum espião não é vegetariano.
e) Todo vegetariano é espião e algum espião não é vegetariano.

3. Todos os que conhecem João e Maria admiram Maria. Alguns que conhecem Maria não a admiram. Logo:
a) todos os que conhecem Maria a admiram.
b) ninguém admira Maria.
c) alguns que conhecem Maria não conhecem João.
d) quem conhece João admira Maria.
e) só quem conhece João e Maria conhece Maria.

4. Valter tem inveja de quem é mais rico do que ele. Geraldo não é mais rico do que quem o inveja. Logo:
a) quem não é mais rico do que Valter é mais pobre do que Valter.
b) Geraldo é mais rico do que Valter.
c) Valter não tem inveja de quem não é mais rico do que ele.
d) Valter inveja só quem é mais rico do que ele.
e) Geraldo não é mais rico do que Valter.

5. Em uma avenida reta, a padaria fica entre o posto de gasolina e a banca de jornal, e o posto de gasolina fica entre a banca de jornal e a sapataria. Logo:
a) a sapataria fica entre a banca de jornal e a padaria.
b) a banca de jornal fica entre o posto de gasolina e a padaria.
c) o posto de gasolina fica entre a padaria e a banca de jornal.
d) a padaria fica entre a sapataria e o posto de gasolina.
e) o posto de gasolina fica entre a sapataria e a padaria.

6. Um técnica de futebol, animado com as vitórias obtidas pela sua equipe nos últimos quatro jogos, decide apostar que essa equipe também vencerá o próximo jogo. Indique a Informação adicional que tornaria menos provável a vitória esperada.
a) Sua equipe venceu os últimos seis jogos, em vez de apenas quatro.
b) Choveu nos últimos quatro jogos e há previsão de que não choverá no próximo jogo.
c) Cada um dos últimos quatro jogos foi ganho por uma diferença de mais de um gol.
d) O artilheiro de sua equipe recuperou-se do estiramento muscular.
e) Dois dos últimos quatro jogos foram realizados em seu campo e os outros dois, em campo adversário.

7. Marta corre tanto quanto Rita e menos do que Juliana. Fátima corre tanto quanto Juliana. Logo:
a) Fátima corre menos do que Rita.
b) Fátima corre mais do que Marta.
c) Juliana corre menos do que Rita.
d) Marta corre mais do que Juliana.
e) Juliana corre menos do que Marta.

8. Há 4 caminhos para se ir de X a Y e 6 caminhos para se ir de Y a Z. O número de caminhos de X a Z que passam por Y é:
a) 10.
b) 12.
c) 18.
d) 24.
e) 32.

9. Todas as plantas verdes têm clorofila. Algumas plantas que tem clorofila são comestíveis. Logo:
a) algumas plantas verdes são comestíveis.
b) algumas plantas verdes não são comestíveis.
c) algumas plantas comestíveis têm clorofila.
d) todas as plantas que têm clorofila são comestíveis.
e) todas as plantas vendes são comestíveis.

10. A proposição 'É necessário que todo acontecimento tenha causa' é equivalente a:
a) É possível que algum acontecimento não tenha causa.
b) Não é possível que algum acontecimento não tenha causa.
c) É necessário que algum acontecimento não tenha causa.
d) Não é necessário que todo acontecimento tenha causa.
e) É impossível que algum acontecimento tenha causa.

11. Continuando a seqüência 47, 42, 37, 33, 29, 26, ... , temos:
a) 21
b) 22
c) 23
d) 24
e) 25

12. ' ... ó pensador crítico precisa ter uma tolerância e até predileção por estados cognitivos de conflito, em que o problema ainda não é totalmente compreendido. Se ele ficar aflito quando não sabe 'a resposta correta', essa ansiedade pode impedir a exploração mais completa do problema.' (David Canaher, Senso Crítico). O autor quer dizer que o pensador crítico:
a) precisa tolerar respostas corretas.
b) nunca sabe a resposta correta.
c) precisa gostar dos estados em que não sabe a resposta correta.
d) que não fica aflito explora com mais dificuldades os problemas.
e) não deve tolerar estados cognitivos de conflito.

13. As rosas são mais baratas do que os lírios. Não tenho dinheiro suficiente para comprar duas dúzias de rosas. Logo:
a) tenho dinheiro suficiente para comprar uma dúzia de rosas.
b) não tenho dinheiro suficiente para comprar uma dúzia de rosas.
c) não tenho dinheiro suficiente para comprar meia dúzia de lírios.
d) não tenho dinheiro suficiente para comprar duas dúzias de lírios.
e) tenho dinheiro suficiente para comprar uma dúzia de lírios.

14. Se você se esforçar, então irá vencer. Assim sendo:
a) seu esforço é condição suficiente para vencer.
b) seu esforço é condição necessária para vencer.
c) se você não se esforçar, então não irá vencer.
d) você vencerá só se se esforçar.
e) mesmo que se esforce, você não vencerá.

15. Se os tios de músicos sempre são músicos, então:
a) os sobrinhos de não músicos nunca são músicos.
b) os sobrinhos de não músicos sempre são músicos.
c) os sobrinhos de músicos sempre são músicos.
d) os sobrinhos de músicos nunca são músicos.
e) os sobrinhos de músicos quase sempre são músicos.

16. O paciente não pode estar bem e ainda ter febre. O paciente está bem. Logo, o paciente:
a) tem febre e não está bem.
b) tem febre ou não está bem.
c) tem febre.
d) não tem febre.
e) não está bem.

INSTRUÇÃO: Utilize o texto a seguir para responder às questões de número 17 e 18.
"O primeiro impacto da nova tecnologia de aprendizado será sobre a educação universal. Através dos tempos, as escolas, em sua maioria, gastaram horas intermináveis tentando ensinar coisas que eram melhor aprendidas do que ensinadas, isto é, coisas que são aprendidas de forma comportamental e através de exercícios, repetição e feedback. Pertencem a esta categoria todas as matérias ensinadas no primeiro grau, mas também muitas daquelas ensinadas em estágios posteriores do processo educacional. Essas matérias - seja ler e escrever, aritmética, ortografia, história, biologia, ou mesmo matérias avançadas como neurocirurgia, diagnóstico médico e a maior parte da engenharia - são melhor aprendidas através de programas de computador. O professor motiva, dirige, incentiva. Na verdade, ele passa a ser um líder e um recurso.
Na escola de amanhã os estudantes serão seus próprios instrutores, com programas de computador como ferramentas. Na verdade, quanto mais jovens forem os estudantes, maior o apelo do computador para eles e maior o seu sucesso na sua orientação e instrução. Historicamente, a escola de primeiro grau tem sido totalmente intensiva de mão-de-obra. A escola de primeiro grau de amanhã será fortemente intensiva de capital.
Contudo, apesar da tecnologia disponível, a educação universal apresenta tremendos desafios. Os conceitos tradicionais de educação não são mais suficientes. Ler, escrever e aritmética continuarão a ser necessários como hoje, mas a educação precisará ir muito além desses itens básicos. Ela irá exigir familiaridade com números e cálculos; uma compreensão básica de ciência e da dinâmica da tecnologia; conhecimento de línguas estrangeiras. Também será necessário aprender a ser eficaz como membro de uma organização, como empregado”. (Peter Drucker, A sociedade pós-capitalista).

17. Para Peter Drucker, o ensino de matérias como aritmética, ortografia, história e biologia:
a) deve ocorrer apenas no primeiro grau.
b) deve ser diferente do ensino de matérias como neurocirurgia e diagnóstico médico.
c) será afetado pelo desenvolvimento da informática.
d) não deverá se modificar, nas próximas décadas.
e) deve se dar através de meras repetições e exercícios.

18. Para o autor, neste novo cenário, o computador:
a) terá maior eficácia educacional quanto mais jovem for o estudante.
b) tende a substituir totalmente o professor em sala de aula.
c) será a ferramenta de aprendizado para os professores.
d) tende a ser mais utilizado por médicos.
e) será uma ferramenta acessória na educação.

19. Assinale a alternativa em que se chega a uma conclusão por um processo de dedução:
a) Vejo um cisne branco, outro cisne branco, outro cisne branco ... então todos os cisnes são brancos.
b) Vi um cisne, então ele é branco.
c) Vi dois cisnes brancos, então outros cisnes devem ser brancos.
d) Todos os cisnes são brancos, então este cisne é branco.
e) Todos os cisnes são brancos, então este cisne pode ser branco.

20. Kátia é mais gorda do que Bruna. Vera é menos gorda do que Bruna. Logo:
a) Vera é mais gorda do que Bruna.
b) Kátia é menos gorda do que Bruna.
c) Bruna é mais gorda do que Kátia.
d) Vera é menos gorda do que Kátia.
e) Bruna é menos gorda do que Vera.

21. Todo cavalo é um animal. Logo:
a) toda cabeça de animal é cabeça de cavalo.
b) toda cabeça de cavalo é cabeça de animal.
c) todo animal é cavalo.
d) nem todo cavalo é animal.
e) nenhum animal é cavalo.

22. Em uma classe, há 20 alunos que praticam futebol mas não praticam vôlei e há 8 alunos que praticam vôlei mas não praticam futebol. O total dos que praticam vôlei é 15. Ao todo, existem 17 alunos que não praticam futebol. O número de alunos da classe é:
a) 30.
b) 35.
c) 37.
d) 42.
e) 44.

INSTRUÇÃO: Utilize o texto a seguir para responder às questões de número 23 e 24.
"Os homens atribuem autoridade a comunicações de posições superiores, com a condição de que estas comunicações sejam razoavelmente consistentes com as vantagens de escopo e perspectiva que são creditadas a estas posições. Esta autoridade é, até um grau considerável, independente da habilidade pessoal do sujeito que ocupa a posição. E muitas vezes reconhecido que, embora este sujeito possa ter habilidade pessoal limitada, sua recomendação deve ser superior pela simples razão da vantagem de posição. Esta é a autoridade de posição.
Mas é óbvio que alguns homens têm habilidade superior. O seu conhecimento e a sua compreensão, independentemente da posição, geram respeito. Os homens atribuem autoridade ao que eles dizem, em uma organização, apenas por esta razão. Esta é a autoridade de liderança.' (Chester Barnard, The Functions of the Executive).

23. Para o autor:
a) autoridade de posição e autoridade de liderança são sinônimos.
b) autoridade de posição é uma autoridade superior à autoridade de liderança.
c) a autoridade de liderança se estabelece por características individuais de alguns homens.
d) a autoridade de posição se estabelece por habilidades pessoais superiores de alguns líderes.
e) tanto a autoridade de posição quanto a autoridade de liderança são ineficazes.

24. Durante o texto, o autor procura mostrar que as pessoas:
a) não costumam respeitar a autoridade de posição.
b) também respeitam autoridade que não esteja ligada a posições hierárquicas superiores.
c) respeitam mais a autoridade de liderança do que de posição.
d) acham incompatíveis os dois tipos de autoridade.
e) confundem autoridade de posição e liderança.

25. Utilizando-se de um conjunto de hipóteses, um cientista deduz uma predição sobre a ocorrência de um certo eclipse solar. Todavia, sua predição mostra-se falsa. O cientista deve logicamente concluir que:
a) todas as hipóteses desse conjunto são falsas.
b) a maioria das hipóteses desse conjunto é falsa.
c) pelo menos uma hipótese desse conjunto é falsa.
d) pelo menos uma hipótese desse conjunto é verdadeira.
e) a maioria das hipóteses desse conjunto é verdadeira.

26. Se Francisco desviou dinheiro da campanha assistencial, então ele cometeu um grave delito. Mas Francisco não desviou dinheiro da campanha assistencial. Logo:
a) Francisco desviou dinheiro da campanha assistencial.
b) Francisco não cometeu um grave delito.
c) Francisco cometeu um grave delito.
d) alguém desviou dinheiro da campanha assistencial.
e) alguém não desviou dinheiro da campanha assistencial.

27. Se Rodrigo mentiu, então ele é culpado. Logo:
a) se Rodrigo não é culpado, então ele não mentiu.
b) Rodrigo é culpado.
c) se Rodrigo não mentiu. então ele não é culpado.
d) Rodrigo mentiu.
e) se Rodrigo é culpado, então ele mentiu.

28. Continuando a seqüência de letras F, N, G, M, H . . ..., ..., temos, respectivamente:
a) O, P.
b) I, O.
c) E, P.
d) L, I.
e) D, L.

29. Continuando a seqüência 4, 10, 28, 82, ..., temos:
a) 236.
b) 244.
c) 246.
d) 254.
e) 256.

30. Assinale a alternativa em que ocorre uma conclusão verdadeira (que corresponde à realidade) e o argumento inválido (do ponto de vista lógico).:
a) Sócrates é homem, e todo homem é mortal, portanto Sócrates é mortal.
b) Toda pedra é um homem, pois alguma pedra é um ser, e todo ser é homem.
c) Todo cachorro mia, e nenhum gato mia, portanto cachorros não são gatos.
d) Todo pensamento é um raciocínio, portanto, todo pensamento é um movimento, visto que todos os raciocínios são movimentos.
e) Toda cadeira é um objeto, e todo objeto tem cinco pés, portanto algumas cadeiras tem quatro pés.

31. (AFCE TCU 99 ESAF) Se é verdade que "Alguns escritores são poetas" e que "Nenhum músico é poeta", então, também é necessariamente verdade que
a) nenhum músico é escritor
b) algum escritor é músico
c) algum músico é escritor
d) algum escritor não é músico
e) nenhum escritor é músico

32. (MPOG 2002 ESAF) Na formatura de Hélcio, todos os que foram à solenidade de colação de grau estiveram, antes, no casamento de Hélio. Como nem todos os amigos de Hélcio estiveram no casamento de Hélio, conclui-se que, dos amigos de Hélcio:
a) todos foram à solenidade de colação de grau de Hélcio e alguns não foram ao casamento de Hélio.
b) pelo menos um não foi à solenidade de colação de grau de Hélcio.
c) alguns foram à solenidade de colação de grau de Hélcio, mas não foram ao casamento de Hélio.
d) alguns foram à solenidade de colação de grau de Hélcio e nenhum foi ao casamento de Hélio.
e) todos foram à solenidade de colação de grau de Hélcio e nenhum foi ao casamento de Hélio.

33. (AFC-STN 2000 ESAF) Uma escola de arte oferece aulas de canto, dança, teatro, violão e piano. Todos os professores de canto são, também, professores de dança, mas nenhum professor de dança é professor de teatro. Todos os professores de violão são, também, professores de piano, e alguns professores de piano são, também, professores de teatro. Sabe-se que nenhum professor de piano é professor de dança, e como as aulas de piano, violão e teatro não têm nenhum professor em comum, então:
a) nenhum professor de violão é professor de canto
b) pelo menos um professor de violão é professor de teatro
c) pelo menos um professor de canto é professor de teatro
d) todos os professores de piano são professores de canto
e) todos os professores de piano são professores de violão

34. (MPOG 2002 ESAF) Em um grupo de amigas, todas as meninas loiras são, também, altas e magras, mas nenhuma menina alta e magra tem olhos azuis. Todas as meninas alegres possuem cabelos crespos, e algumas meninas de cabelos crespos têm também olhos azuis. Como nenhuma menina de cabelos crespos é alta e magra, e como neste grupo de amigas não existe nenhuma menina que tenha cabelos crespos, olhos azuis e seja alegre, então:
a) pelo menos uma menina alegre tem olhos azuis.
b) pelo menos uma menina loira tem olhos azuis.
c) todas as meninas que possuem cabelos crespos são loiras.
d) todas as meninas de cabelos crespos são alegres.
e) nenhuma menina alegre é loira.

35. (SERPRO 2001 ESAF) Todos os alunos de matemática são, também, alunos de inglês, mas nenhum aluno de inglês é aluno de história. Todos os alunos de português são também alunos de informática, e alguns alunos de informática são também alunos de história. Como nenhum aluno de informática é aluno de inglês, e como nenhum aluno de português é aluno de história, então:
a) pelo menos um aluno de português é aluno de inglês.
b) pelo menos um aluno de matemática é aluno de história.
c) nenhum aluno de português é aluno de matemática.
d) todos os alunos de informática são alunos de matemática.
e) todos os alunos de informática são alunos de português.

36. (SERPRO 2001 ESAF) Todas as amigas de Aninha que foram à sua festa de aniversário estiveram, antes, na festa de aniversário de Betinha. Como nem todas amigas de Aninha estiveram na festa de aniversário de Betinha, conclui-se que, das amigas de Aninha,
a) todas foram à festa de Aninha e algumas não foram à festa de Betinha.
b) pelo menos uma não foi à festa de Aninha.
c) todas foram à festa de Aninha e nenhuma foi à festa de Betinha.
d) algumas foram à festa de Aninha mas não foram à festa de Betinha.
e) algumas foram à festa de Aninha e nenhuma foi à festa de Betinha.

37. (ESAF) – Considere a sentença: “Paulo passará no exame, pois é aluno estudioso, e alunos estudiosos passam no exame.” A conclusão do argumento expresso por esta sentença é:
a) Paulo é estudioso.
b) Existem alunos estudiosos.
c) Paulo passará no exame.
d) Alunos estudiosos passam no exame.
e) Paulo é estudioso ou existem alunos estudiosos.

38. (ESAF) – Uma sentença lógica equivalente a “Se Pedro é economista, então Luisa é solteira.” é:
a) Pedro é economista ou Luisa é solteira.
b) Pedro é economista ou Luisa não é solteira.
c) Se Luisa é solteira, Pedro é economista.
d) Se Pedro não é economista, então Luisa não é solteira.
e) Se Luisa não é solteira, então Pedro não é economista.

39. (ESAF) – Das premissas:
A: “Nenhum herói é covarde.”
B: Alguns soldados são covardes.”
Pode-se corretamente concluir que:
a) alguns heróis são soldados.
b) alguns soldados não são heróis.
c) nenhum herói é soldado.
d) alguns soldados não são heróis.
e) nenhum soldado é herói.

40. (ESAF) – Se Carlos é mais alto do que Paulo, logo Ana é mais alta que Maria. Se Ana é mais alta que Maria, João é mais alto do que Carlos. Ora, Carlos é mais alto do que Paulo. Logo:
a) Ana é mais alta do que Maria, e João é mais alto do que Carlos.
b) Carlos é mais alto do que Maria, e Paulo é mais alto do que João.
c) João é mais alto do que Paulo, e Paulo é mais alto do que Carlos.
d) Ana não é mais alta do que Maria, ou Paulo é mais alto do que Carlos.
e) Carlos é mais alto do que João, ou Paulo é mais alto do que Carlos.
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41. (ESAF) – Seja O o conjunto de objetos e P, Q, R, S propriedades sobre esses objetos. Sabendo-se que para todo objeto X em O:
1 – P(X) se verifica
2 – Q(X) se verifica
3 – Se P(X), Q(X) e R(X) se verificam então S(X) se verifica.
Pode-se concluir, para todo X em O, que:
a) Se S(X) se verifica, então R(X) se verifica
b) S(X) e R(X) se verificam
c) Se R(X) se verifica então S(X) se verifica
d) Se P(X) e Q(X) se verificam, então R(X) se verifica
e) Se S(X) e Q(X) se verificam, então P(X) e R(X) se verificam

42. (ESAF) – Se Ana não é advogada, então Sandra é secretária. Se Ana é advogada, então Paula não é professora. Ora Paula é professora. Portanto:
a) Ana é advogada.
b) Sandra é secretária.
c) Ana é advogada, ou Paula não é professora.
d) Ana é advogada e Paula é professora.
e) Ana não é advogada e Sandra é secretária.

43. (ESAF) – Se não é verdade que “Alguma professora universitária não dá aulas interessantes”, então é verdade que:
a) todas as professoras universitárias dão aulas interessantes.
b) nenhuma professora universitária dá aulas interessantes.
c) nenhuma aula interessante é dada por alguma professora universitária.
d) nem todas as professoras universitárias dão aulas interessantes.
e) todas as aulas interessantes são dadas por professoras universitárias.

44. (ESAF) – Considere a seguinte sentença:
“A nenhum homem é consentido ser juiz em cauda própria, porque seu interesse certamente influirá em seu julgamento, e, não improvavelmente, corromperá a sua integridade.”
A conclusão do argumento expresso por esta sentença é:
a) os interesses corrompem a integridade.
b) os interesses influenciam nos julgamentos.
c) os interesses influenciam nos julgamentos e provavelmente corrompem a integridade.
d) a nenhum homem é consentido ser juiz em causa própria.
e) julgar em causa própria provavelmente corrompe a integridade de quem julga.
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45. (FGV) – O Ministro da economia de um certo país afirmou, em entrevista a um jornal:
SE UM PAÍS TEM CRÉDITO, ENTÃO ELE NÃO PEDE MORATÓRIA.
No dia seguinte, o referido jornal publicou:
MINISTRO AFIRMA: SE UM PAÍS NÃO TEM CRÉDITO, ENTÃO ELE PEDE MORATÓRIA.
Compare a declaração do Ministro com o que foi publicado no jornal, assinalando a alternativa correta:
a. As duas afirmações são logicamente equivalentes.
b. Se um país tem crédito e pede moratória , isto contradiz a declaração do Ministro na entrevista.
c. Se um país tem crédito e não pede moratória, isto contradiz o que foi publicado no jornal.
d. Se um país não tem crédito e pede moratória, isto contradiz a declaração do Ministro na entrevista.

46. (FGV) – O argumento que se segue foi extraído do livro “As aventuras de Huckleberry Finn”, de Mark Twain. Nele, o personagem Huck Finn afirma:
— Jim disse que as abelhas não picariam idiotas; mas eu não acreditei nisso, porque eu mesmo já tentei muitas vezes e elas não me picaram.
Analisando o argumento, podemos dizer que:
a. Uma premissa implícita é que Huck Finn é idiota.
b. Uma premissa implícita é que Huck Finn não é idiota.
c. A conclusão do argumento é que Jim é idiota.
d. A conclusão do argumento é que Huck Finn é inteligente.

47. (FGV) – Certo dia uma cigana afirmou para o Sr. Creumildo:
— É provável que o Sr. Ganhe na Loteria, algum dia; se isso acontecer, será um bilhete com o final igual a 463.
A partir deste dia, o Sr. Creumildo passou a interessar-se apenas por bilhetes com final 463, comprando-os cada vez que os encontrasse. Passados alguns anos, o Sr. Creumildo ganhou na Loteria com o bilhete 21463.
Podemos então afirmar que:
a. Se o Sr. Creumildo nunca tivesse ganho na Loteria, isto provaria que a cigana estava errada.
b. A afirmação da cigana não seria contraditada se o Sr. Creumildo ganhasse na Loteria com um número que terminasse com 773.
c. Se o Sr. Creumildo somente comprasse bilhetes com final 463, nunca seria possível contradizer a previsão da cigana.
d. Nada se pode concluir.
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48. (FGV) – Um eminente antropólogo, afirmou que TODOS OS AFANEUS SÃO ZARAGÓS, e que TODOS OS ZARAGÓS SÃO CHUMPITAZES. Com base nestas afirmações, podemos concluir que:
a. É possível existir um Afaneu que não seja Zaragó.
b. É possível existir um Afaneu que não seja Chumpitaz.
c. É possível existir um Zaragó que não seja Afaneu.
d. Nada se pode concluir sem saber o que significa Afaneu, Zaragó e Chumpitaz.

49. (FGV) – Considere os dois seguintes argumentos:
ARGUMENTO 1. Alguns automóveis são verdes e algumas coisas verdes são comestíveis. Logo, alguns automóveis verdes são comestíveis.
ARGUMENTO 2. Alguns brasileiros são ricos e alguns ricos são desonestos. Logo, alguns brasileiros são desonestos. Compare os 2 argumentos e assinale a alternativa correta.
a. Apenas o argumento 2 é válido.
b. Apenas o argumento 1 é válido.
c. Os dois argumentos não são válidos.
d. Os dois argumentos são válidos.

50. (FGV) – Sendo R o conjunto dos países ricos, I o conjunto dos países industrializados, E o conjunto dos países exportadores de petróleo e admitindo como verdadeiras as relações I R; E R; I E=/ , o qual das afirmações abaixo é verdadeira?
a. Todos os países não-exportadores de petróleo são pobres.
b. Todos os países não-industrializados dão são ricos.
c. Os países que não são ricos não podem ser exportadores de petróleo.
d. Os países não industrializados não podem ser exportadores de petróleo.
e. Todas as afirmações acima são falsas.

51. (FGV) – Sendo A o conjunto dos países que têm crédito; B o conjunto dos países que não pedem moratória; admitindo que A B e que seja verdadeira a seguinte proposição: “Todos os países que têm crédito não pedem moratória”, assinale a alternativa que contém afirmação FALSA.
a. Se um país não tem crédito então ele pede moratória.
b. Todos os países que pedem moratória não têm crédito.
c. Se um país pede moratória, então ele não tem crédito.
d. Alguns países pedem moratória e não têm crédito.
e. Alguns países têm crédito e não pedem moratória.
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52. (FGV) – Em seu livro Principles of Political Economy and Taxation, David Ricardo expressa o seguinte argumento:
Quando o elevado preço do trigo for o resultado de uma procura crescente, será sempre precedido de um aumento de salários, pois a procura não poderá crescer sem um correspondente aumento dos meios de pagamento, entre o povo, para pagar por aquilo que deseja.
A conclusão do argumento é que:
a. Um aumento na procura por trigo produz um aumento em seu preço;
b. O preço do trigo é elevado.
c. O aumento do preço do trigo, em razão de uma procura crescente é sempre precedido de um
aumento dos salários;
d. NDA.

53. (FGV) – Certo dia, o jornal ECO publicou a seguinte manchete:
50% DOS DEPUTADOS SÃO DESONESTOS
Após uma interpelação judicial, o referido jornal foi obrigado a retratar-se, devendo publicar a NEGAÇÃO que afirma, com o mesmo destaque. Foi então publicada a Segunda manchete:
50% DOS DEPUTADOS SÃO HONESTOS
Podemos assim afirmar que:
a. A Segunda manchete é a negação da primeira.
b. A negação da primeira manchete é: Existem deputados honestos.
c. A negação da primeira manchete é: Todos os deputados são honestos.
d. NDA

54. (FGV) – Considere as seguintes proposições:
I. “O ministro está numa enrascada: se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come”.
II. “Ser ou não ser, eis a questão”.
III. “ O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia; mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia”.
É correto então afirmar-se que:
a. Em I está presente uma tautologia.
b. Em II está presente uma contradição.
c. Em III está presente um dilema.
d. NDA
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55. (FGV) – Considere a seguinte frase de Albert Einstein:
Tudo deveria ser feito do modo mais simples possível, mas não mais simples que isso.
De acordo com essa proposição:
a. É sempre possível fazer algo de modo mais simples do que já é feito.
b. Existe um modo mais simples possível de se fazer cada coisa; não se deveria tentar simplificar além disso.
c. As noções de simples e complicado são absolutamente relativas.
d. NDA.

56. (FGV) – Analise o seguinte argumento:
“Se os métodos de trabalho forem anti-econômicos, então eles não serão socialmente desejáveis. Se os métodos forem enfadonhos, então serão prejudiciais à iniciativa. Se forem prejudiciais à iniciativa, então serão anti-aconômicos. Se os métodos de trabalho forem meramente mecânicos, então serão enfadonhos. Portanto, se os métodos de trabalho forem meramente mecânicos, então não serão socialmente desejáveis”.
a. Trata-se de um argumento válido.
b. Trata-se de um argumento não-válido, em razão da existência de premissas falsas.
c. Trata-se de um argumento não-válido, em razão da falsidade da conclusão.
d. NDA.

57. (FGV) – Considere o seguinte argumento:
“ Se a Companhia K. Bide for capaz de comprar matéria-prima a um preço favorável, ou se as vendas aumentarem, então a K. Bide não sofrerá perdas. Se houver falta de material, a K. Bide não será capaz de comprar metéria-prima a um preço favorável. No momento, não há falta de materias. Logo, a K. Bide não sofrerá perdas”.
a. Trata-se de um argumento válido, apesar da existência de uma premissa discutível.
b. Trata-se de um argumento válido, com todas as premissas verdadeiras.
c. Trata-se de um argumento não válido.
d. NDA.

58. (FGV) – Analise o seguinte argumento:
Todas as proteínas são compostos orgânicos; em conseqüência, todas as enzimas são proteínas, uma vez que todas as enzimas são compostos orgânicos.
a. O argumento é válido, uma vez que suas premissas são verdadeiras, bem como sua conclusão.
b. O argumento é válido apesar de conter uma premissa falsa.
c. Mesmo sem saber se as premissas são verdadeiras ou falsas, podemos garantir que o argumento não é válido.
d. NDA.

59. (FGV) – Os habitantes de certo país podem ser classificados em políticos e não políticos.
Todos os políticos sempre mentem e todos os não-políticos sempre falam a verdade. Um estrangeiro, em visita ao referido país, encontra-se com 3 nativos, I, II e III. Perguntando ao nativo I se ele é político, o estrangeiro recebe uma resposta que não consegue ouvir direito. O nativo II informa, então, que I negou ser um político. Mas o nativo III afirma que I é realmente um político. Quantos dos 3 nativos, são políticos?
a. Zero
b. Um
c. Dois
d. NDA

60. (FGV) – A proposição ~(p q) = (~p ~q) representa um:
a. Entimema
b. Contingência
c. Tautologia
d. Dilema

61. (FGV) – Na proposição que se segue, a partícula conectiva ou é a disjunção não exclusiva.
Para ser diretor de uma multinacional, é necessário ser muito capacitado ou Ter experiência internacional. Ora, Pedro é diretor de uma multinacional e é muito capacitado. Qual das seguintes conclusões é verdadeira?
a. Pedro tem experiência internacional.
b. Pedro não tem experiência internacional.
c. Não se pode afirmar A ou B.
d. NDA.

62. (FGV) – Sabe-se que um dos quatro indivíduos a , b , g ou d cometeu um crime. A declara: “b é o criminoso”. b informa: “O culpado é d”. g afirma: “Não sou eu o criminoso”. d protesta: “b mentiu”. Apenas uma das declarações é verídica. As outra três são falsas. Quem é o criminoso?
a. a
b. b
c. g
d. NDA
37
63. (FGV) – A ciência provou que, se os pais têm olhos azuis, seus filhos também terão olhos azuis. João tem olhos azuis. Daí se concluí que.
a. Os pais de João têm olhos azuis.
b. Os pais de João não tem olhos azuis.
c. Um dos pais de João tem olhos azuis.
d. NDA.

64. (FGV) – Alguém afirmou certa feita que Toda pessoa que diz que não bebe não está sendo honesta. Pode-se concluir dessa premissa que:
a. Uma pessoa que diz que bebe está sendo honesta.
b. Uma pessoa está sendo honesta se diz que bebe.
c. Não existem pessoas honestas que dizem que não bebem.
d. NDA

65. (FGV) – Quando se afirma que P Q (P implica Q) então:
a. Q é condição suficiente para P.
b. P é condição necessária para Q.
c. Q não é condição necessária para P
d. P é condição suficiente para Q.
e. P não é condição suficiente nem necessária para Q.

66. (FGV) – Na residência assaltada, Sherlock encontrou os seguintes vestígios deixados pelos assaltantes, que julgou serem dois, pelas marcas de sapatos deixadas no carpete:
– Um toco de cigarro
– Cinzas de charuto
– Um pedaço de goma de mascar
– Um fio de cabelo moreno
As suspeitas recairam sobre cinco antigos empregados, dos quais se sabia o seguinte:
- Indivíduo M: só fuma cigarro com filtro, cabelo moreno, não mastiga goma.
- Indivíduo N: só fuma cigarro sem filtro e charuto, cabelo louro, não mastiga goma.
- Indivíduo O: não fuma, é ruivo, mastiga goma
- Indivíduo P: só fuma charuto, cabelo moreno, não mastiga goma
- Indivíduo Q: só fuma cigarro com filtro, careca, mastiga goma Sherlock concluirá que o par de meliantes é:
a. M e Q
b. N e P
c. M e O
d. P e Q
e. M e P
38
67. Ramirez aprontou uma baita confusão: trocou as caixas de giz e as papeletas de aulas dos professores Júlio, Márcio e Roberto. Cada um deles ficou com a caixa de giz de um segundo e com a papeleta de aulas de um terceiro. O que ficou com a caixa de giz do professor Márcio está com a papeleta de aulas do professor Júlio. Portanto:
a) quem está com a papeleta de aulas do Roberto é o Márcio;
b) quem está com a caixa de giz do Márcio é o Júlio;
c) quem está com a papeleta de aulas do Márcio é o Roberto;
d) quem está com a caixa de giz do Júlio é o Roberto;
e) o que ficou com a caixa de giz do Júlio está com a papeleta de aulas do Márcio.

68. Considere as sentenças abaixo:
I. 3 + 1 = 4 e 2 + 3 = 5
II. 6 > 2 e 7 < 3 III. 2 = 3 e 5 < 0 a) todas são falsas; b) I e II são falsas; c) somente III é falsa; d) somente I é verdadeira; e) I e II são verdadeiras. 69. Considere as sentenças abaixo: I. 5 + 1 = 6 ou 4 – 4 = 0 II. 2 + 2 = 5 ou 7 > 2
III. 3 = 5 ou 8 < 6 a) somente I é verdadeira; b) somente III é falsa; c) todas são verdadeiras; d) todas são falsas; e) I e III são falsas. 70. Considere as proposições abaixo: I. 3 + 4 = 7 ou 2 + 2 = 4 II. 8 < 4 e 6 > 3
III. 6 < 0 ou 3 = 4
Assinale a única alternativa correta:
a) todas as proposições são falsas;
b) somente III é falsa;
c) somente II é falsa;
d) I e II são falsas;
e) I é falsa ou II é falsa.

71. Assinale a única sentença falsa.
a) Se 2 é par, então 3 é ímpar.
b) Se 5 é inteiro, então 3 é menor que 5.
c) Se 8 é ímpar, então 7 é maior que 3.
d) Se 13 é par, então 2 é ímpar.
e) Se 10 é par, então 6 é maior que 20.

72. A negação de "todos os homens são bons motoristas” é:
a) todas as mulheres são boas motoristas;
b) algumas mulheres são boas motoristas;
c) nenhum homem é bom motorista;
d) todos os homens são maus motoristas;
e) ao menos um homem é mau motorista.

73. Assinale a assertiva incorreta.
a) A negação de "2 é par e 3 é ímpar" é "2 não é par ou 3 não é ímpar".
b) A negação de "5 é primo ou 7 é par" é "5 não é primo e 7 não é par".
c) A negação de 2 ≥5 é 2 ≤5.
d) A negação de "existe um número primo par" é "qualquer número primo não é par".
e) A negação de "nenhum número é inteiro" é "algum número é inteiro".

74. Nathalie pede a suas três irmãs que sentem-se no sofá da sala para tirar uma foto. Do ponto de vista da fotógrafa, tem-se que: a de vestido vermelho senta-se à esquerda da de blusa branca, mas não necessariamente a seu lado; Bruna senta-se à direita de Míriam; Sophia senta-se à esquerda da que veste um conjuntinho azul e esta, à esquerda da que está de blusa branca. Na foto, que ficou linda, podemos ver:
a) Míriam vestindo uma blusa branca;
b) Sophia de conjuntinho azul;
c) Bruna de vestido vermelho;
d) Míriam sentada entre Sophia e Bruna;
e) Sophia à direita das outras duas.

75. Assinale a alternativa que contém um argumento válido.
a) Alguns atletas jogam xadrez.
Todos os intelectuais jogam xadrez.
Conclusão: Alguns atletas são intelectuais.
b) Todos os estudantes gostam de Lógica.
Nenhum artista é um estudante.
Conclusão: Ninguém que goste de Lógica é um artista.
c) Se estudasse tudo, eu passaria.
Eu não passei.
Conclusão: Eu não estudei tudo.
d) Se estudasse tudo, eu passaria.
Eu não estudei tudo.
Conclusão: Eu não passei.

76. Considere as premissas:
P1. Os bebês são ilógicos.
P2. Pessoas ilógicas são desprezadas.
P3. Quem sabe amestrar um crocodilo não é desprezado.
Assinale a única alternativa que é uma conseqüência lógica das três premissas apresentadas.
a) Bebês não sabem amestrar crocodilos.
b) Pessoas desprezadas são ilógicas.
c) Pessoas desprezadas não sabem amestrar crocodilos.
d) Pessoas ilógicas não sabem amestrar crocodilos.
e) Bebês são desprezados.

Considere as informações do texto abaixo para responder às questões 77 e 78:
Os sobrenomes de Ana, Beatriz e Carla são, respectivamente, Arantes, Braga e Castro, mas não necessariamente nesta ordem. A de sobrenome Braga, que não é Ana, é mais velha que Carla e a de sobrenome Castro é a mais velha das três.

77. Os sobrenomes de Ana, Beatriz e Carla são, respectivamente:
a) Arantes, Braga e Castro;
b) Arantes, Castro e Braga;
c) Castro, Arantes e Braga;
d) Castro, Braga e Arantes;
e) Braga, Arantes e Castro.

78. Nomeando-as em ordem crescente de idade, teremos:
a) Ana, Beatriz e Carla;
b) Carla, Ana e Beatriz;
c) Beatriz, Carla e Ana;
d) Ana, Carla e Beatriz;
e) Carla, Beatriz e Ana.

79. Três rivais, Ana, Bia e Cláudia, trocam acusações:
A Bia mente - diz Ana.
A Cláudia mente - Bia diz.
Ana e Bia mentem - diz Cláudia.
Com base nestas três afirmações, pode-se concluir que:
a) apenas Ana mente;
b) apenas Cláudia mente;
c) apenas Bia mente;
d) Ana e Cláudia mentem;
e) Ana e Bia mentem.

Considere a situação descrita abaixo para resolver as questões de números 80, 81 e 82.
Ao ver o estrago na sala, mamãe pergunta zangada:
Quem quebrou o vaso da vovó?
Não fui eu - disse André.
Foi o Carlinhos - disse Bruna.
Não fui eu não, foi a Duda - falou Carlinhos.
A Bruna está mentindo! - falou Duda.

80. Sabendo que somente uma das crianças mentiu, pode-se concluir que:
a) André mentiu e foi ele quem quebrou o vaso;
b) Bruna mentiu e Duda quebrou o vaso;
c) Carlinhos mentiu e foi ele quem quebrou o vaso;
d) Duda mentiu e Carlinhos quebrou o vaso;
e) Bruna mentiu e foi ela quem quebrou o vaso.

81. Sabendo que somente uma das crianças disse a verdade, pode-se concluir que:
a) André falou a verdade e Carlinhos quebrou o vaso;
b) Bruna falou a verdade e Carlinhos quebrou o vaso;
c) Duda falou a verdade e André quebrou o vaso;
d) Carlinhos falou a verdade e Duda quebrou o vaso;
e) Duda falou a verdade e foi ela quem quebrou o vaso.

82. Sabendo que somente duas crianças mentiram, pode-se concluir que:
a) Carlinhos mentiu e André não quebrou o vaso;
b) André mentiu e foi ele quem quebrou o vaso;
c) Bruna mentiu e foi ela quem quebrou o vaso;
d) quem quebrou o vaso foi Bruna ou André;
e) Duda mentiu e Carlinhos quebrou o vaso.

83. Vovó Marina procura saber quem comeu o bolo que havia guardado para o lanche da tarde.
Julinho diz: 1) Não fui eu. 2) Eu nem sabia que havia um bolo. 3) Foi o Maurício.
Maurício diz: 4) Não fui eu. 5) O Julinho mente quando diz que fui eu. 6) Foi o tio Rogério.
Rogério diz: 7) Não fui eu. 8) Eu estava lá em baixo consertando a minha bicicleta. 9) Foi o Zezinho.
Zezinho diz: 10) Não fui eu. 11) Eu nem estava com fome. 12) Não foi o Luiz Antônio.
Luiz Antônio diz: 13) Não fui eu. 14) Eu estava com o Rogério na praia. 15) Foi o Maurício.
Vovó Marina, que não é boba, percebe que cada um deles mentiu sobre uma única das afirmações que fez e encontrou o comilão. Quem comeu o bolo?
a) Julinho.
b) Maurício.
c) Rogério.
d) Zezinho.
e) Luiz Antônio.

84. Resolvi presentear a cada um dos meus colegas com uma pasta para papéis. Então entreguei a de cor branca ao Jonofon, a cinza ao Márcio Lima, e a preta ao Roberto Vasconcelos e disse:
"Nenhum de vocês recebeu a sua própria pasta. Para auxiliá-los dou-lhes ainda três informações, mas só uma delas é correta:
A do Jonofon não é a preta;
A do Márcio não é a branca;
A do Roberto é a cinza.”
Depois de alguns segundos de silêncio, quase que simultaneamente, todos disseram as cores corretas de suas próprias pastas. Riram-se e trocaram suas pastas.
As cores das pastas de Jonofon, Márcio e Roberto são, respectivamente:
a) cinza, branca e preta;
b) preta, branca e cinza;
c) branca, preta e cinza;
d) cinza, preta e branca;
e) preta, cinza e branca.

85. Num país há apenas dois tipos de habitantes: os verds, que sempre dizem a verdade e os falcs, que sempre mentem. Um professor de Lógica, recém chegado a este país, é informado por um nativo que glup e plug, na língua local, significam sim e não mas o professor não sabe se o nativo que o informou é verd ou falc. Então ele se aproxima de três outros nativos que estavam conversando juntos e faz a cada um deles duas perguntas:
1ª Os outros dois são verds?
2ª Os outros dois são falcs?
A primeira pergunta é respondida com glup pelos três mas à segunda pergunta os dois primeiros responderam glup e o terceiro respondeu plug.
Assim, o professor pode concluir que:
a) todos são verds;
b) todos são falcs;
c) somente um dos três últimos é falc e glup significa não;
d) somente um dos três últimos é verd e glup significa sim;
e) há dois verds e glup significa sim.

86. Mamãe Nírian quer saber de Nathalie, Sophia e Bruna quem terminou de almoçar primeiro. Uma delas diz:
Eu terminei primeiro. A Bruna terminou depois de mim. Uma outra fala em seguida: Eu é que terminei primeiro. A Nathalie foi a segunda. Cada uma das meninas mentiu sobre uma única das declarações que fez e nenhuma delas falou de si mesma duas vezes. Então é certo que:
a) a primeira a falar foi Nathalie, que terminou primeiro o seu almoço.
b) quem terminou primeiro foi Sophia, que foi a segunda a falar.
c) Bruna foi a primeira a falar e a última a terminar o almoço.
d) Sophia não falou e foi a primeira a terminar o almoço.
e) Bruna não falou e foi a última a terminar o almoço.

87. Quatro carros estão parados ao longo do meio fio, um atrás do outro:
Um fusca atrás de outro fusca.
Um carro branco na frente de um carro prata.
Um uno na frente de um fusca.
Um carro prata atrás de um carro preto.
Um carro prata na frente de um carro preto.
Um uno atrás de um fusca.
Do primeiro (na frente) ao quarto carro (atrás) temos então:
a) uno branco, fusca preto, fusca prata e uno prata;
b) uno preto, fusca prata, fusca preto e uno branco;
c) uno branco, fusca prata, fusca preto e uno prata;
d) uno prata, fusca preto, fusca branco e uno preto;
e) uno branco, fusca prata, uno preto e fusca prata.

88. Escreva o número seguinte nessa seqüência 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8,
a) 9
b) 10
c) 11
d) 12
e) 13

89. Escreva o número seguinte nessa seqüência 0, 1, 1, 2, 4, 7, 13, 24,
a) 44
b) 45
c) 46
d) 47
e) 48

90. Um missionário foi capturado por canibais em uma floresta. Os canibais então lhe fizeram a seguinte proposta:
- Se fizer uma declaração verdadeira, será cozido com batatas.
- Se fizer uma declaração falsa, será assado na churrasqueira.
Como o missionário usará a lógica, podemos concluir que:
a) será cozido
b) será assado
c) não poderá ser cozido nem assado
d) será cozido e assado ao mesmo tempo
e) Dirá: "É ruim, heim!!!"

91. O algarismo das unidades do número N =1 x 3 x 5 x 7 x 9 x ...... x 999
a) 1
b) 3
c) 5
d) 7
e) 9

92. Numa certa cidade, dez por cento das mulheres pensam que são homens e dez por cento dos homens pensam que são mulheres. Todas as outras pessoas são perfeitamente normais. Certo dia todas as pessoas dessa cidade foram testadas por um psicólogo, verificando que 20% das pessoas pensavam que eram homens. Qual a porcentagem real de mulheres?
a) 75,5%
b) 80,0%
c) 85,5%
d) 87,5%
e) 95,5%

93. Você dispõe de duas cordas e vai cortá-las em pedaços de igual comprimento. Este comprimento, que você vai cortar, deve ser o maior possível. As cordas, que você dispõe, são de 90 metros e 78 metros. De que tamanho você deve cortar cada pedaço? Com quantos pedaços de cordas você vai ficar?
a) 12 metros; 27 pedaços
b) 12 metros; 26 pedaços
c) 6 metros; 28 pedaços
d) 12 metros; 25 pedaços
e) n.d.a.

94. O valor da expressão { [ ( 0,9) 2 - (3,8) 2 ] : (-1/4) }, no universo dos números racionais, é igual a:
a) 54,50
b) -54,52
c) 54,52
d) 50,54
e) n.d.a.

95. O conjunto verdade da equação: [(x-1)/2] + [(x+2)/3] = 8, no universo dos números racionais, é igual a:
a) V={-47/5}
b) V={48/5}
c) V={47/5}
d) V={-48/5}
e) n.d.a.

96. O conjunto verdade da equação: (x - 1) = (6 - 2x), no universo dos números racionais, é igual a:
a) V={3/7}
b) V={7/3}
c) V={-3/7}
d) V={-7/3}
e) n.d.a.

97. As raízes da equação 3x2 + 4x + 1= 0 são:
a) -1 e -1/3
b) 1 e 1/3
c) -1 e 1/3
d) 1 e -1/3
e) n.d.a.

98. Os coeficientes a, b e c da equação 12x2 + 17x + 5 = 0 são:
a) a=20, b=10 e c=50
b) a=12, b=7 e c=5
c) a=12, b=17 e c=5
d) a=12, b=7 e c=22
e) n. d. a.

99. Na equação 2x2 - 7x + 4= 0, a soma das raízes é igual a:
a) 3/4
b) 4/3
c) 3/7
d) 7/2
e) n.d.a.

100. Sabendo-se que: 16x + 1/5 + 1/25 + 1/125 + ... = 67/12, o valor de x é:
a) 3/16
b) 1/3
c) 33/56
d) 55/16
e) 33/8

Gabarito
01 – B
02 – A
03 – C
04 – E
05 – E
06 – B
07 – B
08 – D
09 – C
10 – B
11 – C
12 – C
13 – D
14 – A
15 – A
16 – D
17 – C
18 – A
19 – D
20 – D
21 – B
22 – E
23 – C
24 – B
25 – C
26 – E
27 – A
28 – D
29 – B
30 – E
31 – D
32 – B
33 – A
34 – E
35 – C
36 – B
37 – C
38 – E
39 – D
40 – A
41 – C
42 – B
43 – A
44 – D
45 – B
46 – B
47 – C
48 – C
49 – C
50 – C
51 – A
52 – C
53 – D
54 – D
55 – B
56 – A
57 – C
58 – C
59 – B
60 – C
61 – C
62 – C
63 – D
64 – C
65 – D
66 – D
67 – A
68 – D
69 – B
70 – E
71 – E
72 – E
73 – C
74 - D
75 – C
76 – A
77 – D
78 – E
79 – D
80 – B
81 – C
82 – A
83 – D
84 – B
85 – C
86 – D
87 – C
88 – E
89 – A
90 – C
91 – C
92 – D
93 – C
94 – C
95 – C
96 – B
97 – A
98 – C
99 – D
100 – B