domingo, 2 de outubro de 2011

CIÊNCIAS - reciclagem

CIÊNCIAS - reciclagem


Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.
Reciclar outro termo usado, é na verdade fazer a reciclagem.
O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.


Este texto explicativo pode ser passado aos alunos para copia, impresso ou apenas lido para que as crianças tomem conhecimento mais exato do que significa.


O objetivo dele é situar as crianças em relação ao assunto e servir de base teórica para a realização da atividade prática a seguir: pedir para que as crianças verifiquem junto às suas famílias se há materiais que são jogados no lixo e poderiam ser reciclados, também investigar se existe coleta seletiva em sua comunidade, se existe alguma cooperativa de catadores, enfim, saber mais sobre a sua realidade e a maneira como o meio ambiente está sendo tratado.


Um ótimo endereço para visitação e aprofundamento teórico inclusive uma receita para a produção de papel reciclado está no link abaixo:
http://www.compam.com.br/fazerpapel.htm


**Mais do que lotar cadernos com atividades
é papel da escola analisar a realidade
e agir sobre ela!**