quinta-feira, 4 de agosto de 2011

APOIE SUA EQUIPE DOCENTE, VOCÊ SÓ TEM A GANHAR

APOIE SUA EQUIPE DOCENTE, VOCÊ SÓ TEM A GANHAR


Primeiro, ele faz testes e seleciona os profissionais que irão compor a equipe. Depois, ele pede aos músicos para afinarem o seu instrumento de trabalho. O terceiro passo é marcar horários com cada pessoa da equipe e neles, cada um toca o seu instrumento numa sala com boa acústica, na presença do maestro e de mais ninguém. Apenas quando todos os componentes estão seguros - que os grupos são formados.


Nos ensaios, há hora para ouvir apenas o violino, apenas o violoncelo, os dois juntos e assim por diante, até que toda a orquestra toque junta. Esse tempo e ensaios solos são necessários para que os ouvidos dos maestros e dos músicos se agucem. É assim que erros e acertos podem ser permitidos no decorrer dos ensaios. Aos poucos, todos os músicos vão se entrosando, todos os instrumentos vão se afinando e o resultado é um magnífico espetáculo. Pessoas emocionadas, músicos vidrados, alegres, apaixonados, vivendo plenamente seu momento de glória.Ou seja, não é de uma hora para outra que tudo se ajeita.


É preciso treino, tempo, paciência e muita atenção para que nada saia errado. Mas todos sabem que o ensaio é o momento de tentar, de errar, de duvidar, de ter medo. Pois é nessa hora que o maestro está disponível e atento para corrigir, ensinar, ajudar. Esse é o trabalho dele: dar segurança aos músicos para que esses brilhem.O mesmo ocorre com os diretores no teatro e também nas escolas. São eles os maiores responsáveis pela motivação e pelas certezas da equipe. O sentimento de segurança é fundamental para qualquer profissional que precise criar.


Os professores estão incluídos. Cabe a eles entrar em uma sala com 30, 40 pessoas desconhecidas no primeiro dia de aula e de lá sair, oito meses mais tarde, com o compromisso de educar cumprido com o louvor que diretor, alunos e pais dos alunos esperam.Mas no decorrer do ano pode ocorrer uma série de falhas; o professor pode cometer erros, sentir-se desmotivado, esgotado, pouco valorizado. Os alunos sentem, os pais ficam sabendo, cobram da escola e de você.


Ás vezes, são os seus melhores e mais estimados professores que não suportam a pressão, que pensam em abandonar a sinfonia antes do fim do espetáculo.O que seria da 9? sinfonia de Bethoven se ela tivesse que ser tocada sem a metade dos instrumentos? Acertou quem disse "não seria", porque a 9ª sinfonia precisa do toque de todos os instrumentos no tempo certo para ser o encanto que é. Não pense que você pode sair por aí descartando profissionais porque eles lhe dão trabalho. Também não ouse abandoná-los à própria sorte e ao próprio talento porque, ao encontrarem a primeira barreira, eles podem desistir, ir embora, perder o brilho, a majestade, alegria de ensinar; e isso seria o fim para eles, para você e para a sua escola.


Todo profissional que já trabalhou mais de seis meses na profissão que escolheu, via de regra, gosta do que faz. Mas são o amor pela profissão, sem uma dose de reconhecimento, motivação e apoio não sobrevive por muito tempo. Cursos, palestras, livros, filmes, treinamentos, tudo isso é muito importante. Mas não é suficiente. Você precisa dar à sua equipe docente um motivo para chegar à escola todos os dias, alguns minutos antes da aula começar, com vontade de estar naquele ambiente, de entrar naquela sala e de ministrar aquela aula. Não são pelos alunos, mas por você e por eles também.


É assim que se faz um espetáculo. Com dificuldades e frio na barriga, mas com um grau de segurança que não permita aos artistas desistir de entrar no palco. E que lhes permita estarem inteiros - de corpo e alma na sala de aula quando tudo começar.Ao final de cada dia de trabalho, assim como nos grandes espetáculos, chega a hora dos aplausos, abraços, mimos e dos parabéns. Não à qualquer pessoa que consegue passar 50 minutos em uma sala de aula, mais 50 em outra, mais 50 em outra, até o fim da manhã, com duas horas de almoço e o recomeço de tudo à tarde ou à noite, dia apòs dia, durante um ano.


Imagine o tamanho do amor que seus professores têm pela escola e pela educação quando passam cinco, dez, vinte anos repetindo essa rotina. Sem apoio e reconhecimento, não há quem agüente.7 dicas para motivar seus professores para que eles brilhem sempre:


1. Elogie, elogie, elogie de novo. É sempre bom ressaltar os pontos fortes de cada pessoa da equipe.


2. Pergunte como estão se sentindo. Antes de serem professores, seus docentes são humanos. Procure saber como anda a saúde deles, se estão esgotados, se enfrentam alguma dificuldade com determinada turma e faça o que estiver ao seu alcance para resolver o problema deles.




3. Dê espaço para que digam o que pensam. Seus professores, assim como vários outros profissionais do mercado, são formadores de opinião. Eles estudam, lêem, interpretam fatos e possuem opiniões formadas a respeito de diversos assuntos. Por isso, deixe que falem o que pensam. Você aprenderá muito.


4. Ponha-se no lugar deles. Não há pior defeito que a falta de humildade. Pare de pensar que, porque você dirige e eles lecionam, você é melhor que eles. Lembre-se: n?o haveria maestro se n?o existissem os músicos.


5. Professores também são clientes. Você pode pagar um excelente marqueteiro, fazer propagandas de rádio e televisão, falar maravilhas da escola quando um pai de aluno vier visitá-lo. Tudo isso pode ir por água abaixo se você não souber encantar seus professores. Uma palavra deles pode destruir o nome de sua instituição. E não adianta culpá-los. Se eles fazem propaganda negativa é porque algo está errado. Descubra o que é e resolva o problema.


6. Respeite as diferenças. Cada membro de sua equipe é único. Você pode gostar mais de um do que de outro, isso é natural nas relações humanas. Mas procure tratar a todos da mesma forma, com a mesma consideração e mesmo senso de justiça. Ou sua orquestra vai desafinar.


7. Não crie um culpado por todas as coisas. Sabe aquela história de "pegar um para Cristo" e jogar sobre ele a sua ira por tudo que de errado na escola? Se cinco professores já trouxeram problemas e você não agüenta mais, não sabe o que fazer, não desconte sua raiva em cima do sexto, seja qual for o motivo de reclamação. Procure se acalmar, conhecer o cerne da questão e são depois tomar uma atitude.
Postado por Equipe pedagógica