domingo, 28 de agosto de 2011

FILME : RIO


O filme RIO pode render uma série de atividades com os pequenos. A história da ararinha-azul (não é diminutivo, viu? é o nome popular) pode desencadear um estudo sobre os animais silvestres e o risco de extinção, assim como alerta para não se ter um animal de estimação silvestre.

PARTE 1:
Depois de assistir o filme explore a história e os personagens.

PARTE 2:
Os principais personagens da história são aves. Quais são suas principais características? Organize uma pesquisa sobre AVES.


PARTE 3:
Que tal conhecer as espécies reais que originaram os personagens do filme? Veja o que podemos fazer na escola.

PARTE 4:
A ararinha-azul, principal personagem da história, é um animal silvestre da fauna brasileira em extinção. Aproveite para tratar desse tema em aula

Os personagens da história são um show a parte. Muitas atividades podem ser realizadas com eles. No site oficial (http://www.rio-ofilme.com.br) há uma breve descrição de cada um.

a) Sorteie um personagem para cada aluno fazer sua descrição.
b) Construa fantoches de palitos para que os alunos apresentem os personagens, lendo a descrição feita ou descrevendo oralmente suas características - explore a oralidade com os pequenos.
c) Os alunos podem desenhar os personagens. recortar e colar nos palitos para confeccionarem seus próprios fantoches. Ou use imagens prontas com os menores.